segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Filhos ilustres da nossa terra...

O município de Laranjeiras tem uma infinidade de filhos ilustres e personalidades que marcaram a história da cidade, de Sergipe e do Brasil. A seguir, só algumas:
João Ribeiro - Nasceu em Laranjeiras em junho de 1860. Foi um dos maiores intelectuais brasileiros do final do século XIX. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e o primeiro sergipano eleito imortal na Academia Sergipana de Letras. Foi poeta, filólogo, tradutor, poliglota, historiador, gramático, romancista, jornalista, crítico literário, professor, folclorista, músico e pintor. Depois de passar pelo Colégio Atheneu em Aracaju formou-se em Direito no Rio de Janeiro.

Horácio Hora - Nasceu em Laranjeiras em setembro de 1853. Foi um gênio da pintura. Por falta de escolas de qualidade nessa arte, foi para a Europa, sendo que seus estudos foram custeados pela Assembléia Legislativa da Província. Foi aluno da Escola de Belas Artes de Paris e lá ganhou vários prêmios. Retornou a Sergipe e pouco tempo depois voltou à França, onde morreu. Suas obras de maior destaque são “Cecy e Pery”, “A Virgem”, “Miséria e Caridade”, Folhas de Outono”, entre outras. Martinho César da Silveira Garcez - Foi deputado provincial por Sergipe, chegou a ser presidente do Estado e depois senador. Foi jornalista, advogado, professor de Direito no Rio de Janeiro. General Moreira Guimarães - Foi o oficial destacado pelo Governo brasileiro em várias missões no estrangeiro. Foi membro de inúmeras instituições científicas e culturais, sendo também jornalista e correspondente internacional de muitos jornais brasileiros.

Zizinha Guimarães - Nasceu em Laranjeiras, em dezembro de 1872. Foi nomeada professora pública em 1896. Em julho de 1904, fundou a Escola Laranjeirense. Aprendeu música e tocou no órgão da matriz. Dominou o português, aritmética, geografia, história, francês, esperanto e fez teatro.

Outros - Carmelita Fontes, João Sapateiro, Antônio Gomes de Andrade, cônego Philadelfo Jonathas, Augusto do Prado Franco, Umbelina Araújo, dona Lalinha, Emanuel Franco, entre muitos outros.

Um comentário: