domingo, 23 de agosto de 2009

Um pouquinho de sua história...


Fundada em 1605 e distante apenas 23 Km da capital, Laranjeiras é a segunda cidade mais antiga de Sergipe. A presença marcante dos jesuítas, que ergueram às margens do riacho São Pedro, no Vale do Cotinguiba, a primeira igreja e uma residência, conhecida como Retiro, foi decisiva para fixar definitivamente a cidade.
O povoado foi inicialmente denominado de Vila de Nossa Senhora do Socorro. Já em 1734, é concluída a obra da Igreja de Comandaroba, hoje um dos mais importantes monumentos arquitetônicos do Estado.
O desenvolvimento econômico ocorre com a chegada do cultivo da cana-de-açúcar, no século 18, gerando neste período um apogeu financeiro que atraiu comerciantes de várias partes do Estado. Na época existiam muitas laranjeiras no local, dando origem ao nome da cidade.
A cidade passou a ser o berço da economia da Província, destacando-se também pelo comércio de escravos, que deixaram uma forte influência na cultura local. No início do século 19 ainda tinha muita importância como um grande centro comercial e exportador, o que a faz ser designada como a primeira alfândega de Sergipe.
As igrejas, o estilo barroco da arquitetura, a paisagem e as grutas faz de Laranjeiras uma cidade de grande potencial turístico. A cultura também é de grande expressão, concentrando até hoje o maior número de manifestações folclóricas do Estado, muitas das quais extintas no resto do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário